aluno
Professor:
Data: Turno:
Turma:
Disciplina: ciências
Equipe:
Proteínas
Introdução
As proteínas são macromoléculas, isto é, moléculas grandes, constituídas por unidades chamadas aminoácidos. Algumas propriedades importantes dos seres vivos estão associadas a elas: a facilitação para a ocorrência de reações químicas (enzimas), o transporte de oxigênio (hemoglobina), a transmissão de informações (hormônios), a composição estrutural das células (membranas, túbulos, etc.), a defesa orgânica (anticorpos), etc.
Proteínas
As proteínas e nossa alimentação
As proteínas são as principais substâncias de construção do corpo. É por isso que os alimentos ricos em proteínas são chamados de alimentos plásticos ou construtores.
Mas as proteínas têm muitas outras funções. As células musculares, por exemplo, se contraem graças a fios de proteínas que enchem seu citoplasma. Os glóbulos do sangue são "pacotes" de uma proteína capaz de se combinar com o oxigênio (chamada hemoglobina), transportando esse gás pelo corpo.
O desenvolvimento saudável de uma criança depende do fornecimento de proteína de qualidade. Por proteínas de qualidade entende-se as que possuem todos os aminoácidos essenciais para a nossa espécie. A maturação cerebral depende do fornecimento correto, na idade certa, das proteínas de alto valor nutritivo. Pobreza de proteínas na infância acarreta sérios problemas de conduta e raciocínio na fase adulta.
A doença conhecida como Kwashiorkor, em que a criança apresenta a abdômen e membros inchados, alteração na cor dos cabelos e precário desenvolvimento intelectual, é uma manifestação de deficiência protéica na infância e mesmo em adultos
As proteínas são as principais