dsdsf

782 palavras 4 páginas
COCA-COLA: DA CHEGADA AO BRASIL AOS ANOS DOURADOS Depois da Crise de 1929 e da reinvenção do “Papai Noel”, a Coca-Cola desembarca no Brasil - em 1942 -, trazendo propagandas que imortalizaram os versos do jornalista e poeta, Mário Quintana, e as letras do cantor e compositor, Renato Russo. No final dos anos 30, enquanto a II Guerra Mundial eclodia, a “Coke Company” conquistava uma legião de consumidores.
Com as campanhas: “The Best Friend Thirst Ever Had” (1938), “Thirst Asks Nothing More” (1938), “Coca-Cola Goes Along” (1939), “Coca-Cola Has The Taste Thirst Goes For” (1939) e “Whoever You Are, Whatever You Do, Wherever You May Be, When You Think of Refreshment, Think of Ice Cold Coca-Cola” (1939); a empresa de Woodruff apoiava os EUA na Segunda Guerra Mundial.

A pedidos dos soldados americanos, “The Coke Company” envia seus técnicos, junto com fábricas móveis para o “front”, congelando o preço da bebida em US$ 0,05. Nesse período, o químico alemão Schetelig, criou a Fanta - lançada em 1940 na Alemanha. Por conta das restrições de guerra, Schetelig convence o diretor da fábrica, Max Keith, a utilizar os restos da fabricação de Cidra - Fibra de maçã - junto com um subproduto da confecção de queijo como matéria-prima da bebida. Atualmente, a fórmula da Fanta tem como base o suco de laranja.
No Brasil o produto era encontrado nas versões: “Fanta Discovery”, “Fanta Mix”, “Fanta Maçã”, “Fanta Citrus” e “Fanta Morango”, mas pelas baixas vendas, elas não são mais produzidas, restando apenas “Fanta Laranja” e a “Fanta Uva”. Enquanto no Japão, existem vários sabores: “Fanta Morango com Leite Condensado” e “Fanta Kiwi”, entre outros.
Em 1942, com a campanha “The Only Thing Like Coca-Cola is Coca-Cola Itself”, a Coca-Cola Company se consolida no mundo e chega ao Brasil, revivendo o slogan “A pausa que Refresca” (1942). Este foi precedido por “Coca-Cola borbulhante, refrescante, 10 tostões” (1942) - campanha criada pelo publicitário da McCann Erikson, Guilherme

Relacionados