história de Cupira PE
HISTÓRIA DO MUNICIPIO DE CUPIRA
Caruaru
2013
FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA- FAVIP
HISTÓRIA DO MUNICIPIO DE CUPIRA
Relatório desenvolvido durante a disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, do 2º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, como requisito de avaliação.
Caruaru- PE
2010.
Sumário
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho é um relato da história e vida de município de Cupira, abordando seus aspectos politico-econômico-social, no decorrer de sua constituição como vila, momento de emancipação politica, concluindo com a sua realidade atual.
A cidade de Cupira teve como origem uma baraúna que fazia morada umas abelhas chamadas de Cupira, originando o nome da cidade.
Com sua emancipação politica, Cupira, desmembra-se da cidade de Panelas e tem como prefeito interino José Francisco de Amorim sendo este o primeiro prefeito a galgar o poder politico municipal.
Situado no Agreste meridional pernambucano, o município de Cupira ocupa uma área de 105 km, sua vegetação predominante é rasteira e subcaducifólia e tem clima predominante quente e úmido com chuvas de inverno e máxima de verão.
A infraestrutura local fundamenta-se na distribuição de água através da Compesa e de açude e barreiros na zona rural, sendo o município constituído por boa eletrificação, atingindo extensa área da zona rural e não possuindo estação de tratamento de esgotos, mas existindo o serviço de coleta de lixo.
A economia local está fundamentada na agropecuária, mas o município possui algumas indústrias e um relativo comércio.
A população possui extensa rede de ensino, assistência médico-hospitalar condizente com o número de habitantes.