Influência da irrigação e do cultivo nas propriedades químicas de solos da região do submédio São Francisco
Profª: Carmem Masutti
Ana Carolina Ferreira de Carvalho
Compactação do solo no perímetro irrigado do Vale do São Francisco
Juazeiro-BA
2011
A implantação dos polos de irrigação, associados às condições edafoclimáticas do Nordeste brasileiro, notadamente nos Perímetros Irrigados do Vale do São Francisco, em Petrolina-PE/Juazeiro-BA, tem propiciado uma ampla diversificação agrícola e uma grande melhoria socioeconômica à região. (SILVA et. al, 2007). A irrigação é de importância fundamental e estratégica para o desenvolvimento desta região, na qual a agricultura é fortemente limitada pelas irregularidades pluviométricas. (SANTOS e RIBEIRO, 2000).
Este importante polo de irrigação de frutas, embora não explore ainda suficientemente o seu potencial de produção de frutas, tem aumentado a eficiência da produção agrícola, importante fator na ampliação, diversificação e desenvolvimento do parque agroindustrial desta região. (SILVA et. al, 2007).
Nas áreas de exploração agrícola com irrigação verifica-se a utilização da alta tecnificação nas suas produções com contínuo e intenso tráfego de máquinas, o que provoca, ao longo do tempo, a compactação do solo e intensificação do processo de adensamento, característicos aos solos destas áreas, independentemente do tipo de exploração a que estão submetidas, dependente de chuva ou sob irrigação. (SILVA et. al, 2007).
A compactação pode ser definida como sendo a ação mecânica por meio da qual se impõe ao solo uma redução de seu índice de vazios, que é a relação entre o volume de vazios e o volume de sólidos. A mudança de relação das fases se deve, principalmente, à reorganização das partículas do solo quando este é submetido a uma força de compressão (CAMARGO, 1983; SEIXAS, 1998). A compactação do solo reduz a sua porosidade total, com maior efeito nos macroporos (DICKERSON, 1976). Indiretamente, tal problema