História das Versões do Android
Não parece, mas o robôzinho que faz funcionar cerca de 80% dos smartphones do mundo já está completando cinco anos. No dia 23 de setembro do já longínquo ano de 2008, era lançado o T-Mobile G1, o primeiro celular com o sistema operacional do Google, que ainda precisaria ganhar muita força para competir em pé de igualdade com o iPhone da Apple.
De lá para cá, muita evolução. Os recursos ainda primitivos do G1 foram aprimorados para o sistema rebuscado que vemos hoje em dia, com inúmeras variações, dependendo de como cada fabricante prefere configurar o sistema operacional de código aberto.
Des Smith era um dos membros da equipe do Android no lançamento e revela em post do Google+ que todos os engenheiros estavam empolgados com o sistema. "Trabalhamos por meses com um pequeno time em Mountain View. Eu estava tão empolgado que não consegui dormir", conta ele.
A empresa, no entanto, conseguiu guardar bem o segredo de qual seria o seu anúncio. Esperava-se algo ligando o Google a celulares, talvez um aparelho da companhia, mas a surpresa ficou para quando foi revelado que se tratava de um sistema operacional que qualquer fabricante poderia utilizar. Abaixo listamos as principais mudanças implantadas em cada uma delas:
Android 1.0 (ainda sem apelido)
Primeira versão comercial do sistema operacional, lançada em 23 de setembro de 2008. Já possuía aplicativos do Google e vários outros recursos básicos, mas que na época eram inovadores, como um Media Player, navegador e suporte a Wi-Fi e Bluetooth.
Ele já tinha acesso ao Android Market, que mais tarde seria renomeado para Google Play, para download de aplicativos.
Android 1.1 (sem apelido)
Primeira atualização do sistema, lançada em 9 de fevereiro de 2009, corrigiu falhas e bugs da versão 1.0 e não trouxe grandes inovações. Entre as novidades, estão o detalhamento e exibição de reviews de locais quando o usuário faria uma busca no Maps e melhorias na interface para realizar chamadas.