Backup
Atualmente, o fluxo de informações que passa pelos computadores de uma empresa é de vital importância para a sua sobrevivência no mercado. Para isso, é necessário que se tenha domínio das formas de como se devem proteger essas informações. Para isso existe o backup. Nessa pesquisa, inicialmente veremos um breve conceito sobre backup, tipos de dispositivos de armazenamento, servidores de arquivos e sobre o um servidor de backup com o Amanda que trabalha com múltiplos sistemas operacionais.
2 CONCEITO DE BACKUP
Proteger as informações armazenadas no computador é uma tarefa árdua para os administradores, muitas vezes as informações valem mais do que o próprio computador. Há muitas maneiras de se perder dados. Problemas em softwares as vezes podem danificar arquivos de sistema. Usuários podem perder trabalhos importantes. Hackers podem apagar dados do disco. Desastres naturais e problemas de hardware podem ocasionar uma grande perda. O backup (também conhecidos como dumps) tem que ser feito tomando alguns cuidados, tem que ser realizados cuidadosamente e num cronograma escrito, o sistema de backup e a mídia de backup precisam ser testados regularmente para se ter certeza que não haverá problemas.
2.1 PRÁTICAS CONSAGRADAS
Existem muitos utilitários que permitem realizarmos backup pela rede apesar da queda de desempenho, o método torna a administração mais fácil.
Se a sua rede for muito grande para ter o backup em uma única fita, você ainda deve tentar manter o seu sistema de backup mais centralizado possível. A centralização facilita muito a administração e permite verificar se todas as atualizações foram executas de maneira correta.
2.2 SELECIONE UM INTERVALO DE BACKUP RAZOÁVEL
Os backups devem ter uma media tempo a serem feitas quanto menos melhor, menor a quantidade de dados pode ser perdidos. porem backups gastam muito tempo e recursos de sistema, deve haver um equilíbrio