História da Vida
Entender a diferença entre os seres vivos é uma tarefa complexa, visto que é necessário o conhecimento sobre a molécula de DNA, o código genético que a mesma guarda e as anomalias que podem gerar alterações no mesmo. Também é preciso entender sobre as leis de Mendel, que são um conjunto de princípios relacionados à transmissão hereditária das características de um organismo a seus descendentes. Porém, deve-se levar em consideração que as diferenças entre os seres vivos também podem ser geradas por fatores ambientais.
Por guardar o código genético, o DNA é considerado a molécula mais incrível do universo. Essa molécula é formada por duas cadeias em forma de uma dupla hélice, sendo estas constituídas pelas bases nitrogenadas: Adenina, Citosina, Guanina e Timina. Nas últimas décadas o conhecimento passou por uma revolução e concluíram-se os estudos do Genoma Humano.
O Genoma Humano é a soma de nossas informações hereditárias, ou seja, o conjunto dos genes, onde está toda a informação para a construção e funcionamento do organismo. Os genes foram estudados de forma mais detalhada por Mendel por meio das leis de segregação e segregação independente, que, através de cruzamentos, permitiam a descoberta de heranças genéticas.
Devido à necessidade de obter características específicas em determinados seres vivos, estudou-se a manipulação genética dos mesmos, desenvolvendo assim produtos transgênicos e organismos geneticamente modificados. A diferença entre transgênicos e organismos geneticamente Modificados (OGM) é que nos primeiros há a presença de genes de outros organismos, assim nem sempre os OGM são transgênicos. Esses organismos são resultados de avanços na área da biotecnologia e há divergências quanto aos riscos que possam ocasionar aos seres vivos.
Dentro do genoma humano está toda a informação que permite construir e fazer funcionar um organismo, e o fato de ser possível decifrar essas informações é de extrema importância, visto que