História de vida
Vida
História de
Vida
É um método que tem como principal característica, a preocupação com o vínculo entre pesquisador e sujeito. Pode ser classificado como um método cientifico, com a mesma validade e eficiência de outros métodos, sendo que o compromisso maior do pesquisador é com a realidade a ser compreendida. Deste modo, as Histórias de vida assumem-se como um retorno à transmissão oral, outrora indefinidamente repetida e hoje ausente. Nesta retoma, os entrevistados, assumiram o papel principal, pois nesta metodologia o “… investigador perde o controlo da relação, necessariamente de poder, que lhe dá o facto de ser o único que controla o saber, pois o saber que agora interessa está no personagem a entrevistar”. (Guerra, 2006).
•
•
•
Histórico do método de
História
de
Vida
A obra pioneira a utilizar o método da história de vida foi a dos sociólogos W.I.Thomas e F. Znaniecki, trabalho intitulado “The
Polish Peasant in Europe and América” (1918), cujo tema central era o processo de organização e reorganização dos poloneses ao se integrarem à cultura americana, isto é, como grupo que se insere em uma nova sociedade.
As contribuições mais significativas quanto a constituição da história de vida como método surgem com a Escola de Chicago que foi criada em 1890, (trabalhos realizados entre 1915/1944).
Já no final dos anos 50 e início dos anos 60 o trabalho do antropólogo norte americano Oscar Lewis, também trouxe uma enorme contribuição com o seu livro “The Children of Sanchez”.
•
•
•
Objectivos do método de
História
de
Vida
Gaulejac (2005) diz que o objectivo do método da história de vida é ter acesso a uma realidade que ultrapassa o narrador.
Isto é, através da história de vida contada pelo sujeito e á maneira dele próprio, tentamos compreender o universo do qual ele faz parte. Isto mostra-nos a faceta do mundo subjectivo em relação permanente e simultânea com os factos sociais.