História da Tabela Periódica
O modelo atômico de Dalton foi a conclusão da teoria atômica feita por John Dalton, retomados da hipótese de Leucipo de Mileto e Demócrito de Dera. Segundo o químico, nas diversas combinações dos átomos, ainda tidos como partículas fundamentais e indivisíveis, estaria a origem da diversidade das substâncias conhecidas. Os átomos seriam minúsculas esferas maciças, homogêneas, indivisíveis e indestrutíveis. Mais tarde, Joseph John Thomson, formulou as idéias de Dalton e descobriu partículas de carga negativa, os elétrons.
2) Dobereiner
Massas atômicas Neste momento , os cientistas começaram a descobrir as massas atómicas relativas dos elementos. Dobereiner descoberto que a massa atómica relativa do elemento do meio de cada tríade era próxima da média das massas atómicas relativas dos outros dois elementos . Isso deu outros cientistas uma pista de que massas atômicas foram importantes relativos ao organizar os elementos.
3) Chancourtois
Em 1862, um geólogo francês, chamado Alexandre Chancourtois, organizou os elementos químicos conhecidos em ordem crescente de suas massas atômicas por uma linha espiral em volta de um cilindro. Esse arranjo ficou conhecido como Parafuso Telúrico, sendo o termo telúrico referente à terra.
4) Newlands
Foi um químico industrial. Trabalhou em uma usina de açúcar, como químico chefe, e chegou a escrever um tratado sobre o açúcar.
Em 1863, Newlands propôs uma classificação dos elementos químicos. Ordenou os elementos químicos com propriedades semelhantes, em 11 grupos, nos quais os elementos semelhantes possuíam massas em uma relação de multiplicidade 8. Esta era a “Lei das Oitavas”, que buscava a ordenação dos elementos químicos seguindo o exemplo da música, como as notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, ré, mi, fá ...). Esta foi uma tentativa de ordenação dos elementos químicos, que mostrava uma certa periodicidade.
5) Mendeleev
Mendeleev ordenou os 60 elementos químicos conhecidos de sua época