História da química
-A história da química está diretamente ligada ao desenvolvimento da humanidade, pois agrega todas as transformações e teorias.
-Ao contrário do que a maioria pensa a química não começou com os alquimistas, mas sim no período PALEOLÍTICO quando se descobriu que batendo uma pedra na outra produziu-se uma faísca : produzindo assim o FOGO.
-O estudo da química surge no século IV d.C, na Idade Média, a partir do estudo da ALQUIMIA.
A alquimia tinha como objetivos:
• Obter o elixir da longa vida, que conceberia a imortalidade a quem o tomasse ;
• Conseguir a pedra filosofal, que permitiria a transformações de um metal comum (chumbo, ferro, cobre e etc) em ouro.
-Apesar de alguns científicos atribuírem um caráter de proto-ciência (terminação usada para descrever uma nova área de esforço científico em processo de consolidação), a Alquimia possui grande caráter religioso, levando em conta que na Idade Média um dos grupos perseguidos na Inquisição da Igreja Católica foram os alquimistas com a justificativa de heresia (ato ou palavra ofensiva à religião).
Mesmo sem obter o elixir da vida e nem conseguir a pedra filosofal (pelo fato de que o ouro em questão é puro -24 quilates -ou seja, uma substância pura, que não pode ser fabricada, existe somente na natureza), os estudos alquímicos serviram de base para todo o estudo da química.
- Por volta de 5000 a.C os homens fabricaram os primeiros objetos de ouro e prata, materiais que se encontram na forma metálica na natureza.
-Em meados de 3000 a.C na Mesopotâmia, ocorreu a descoberta do cobre, surgindo assim a Metalúrgica (processo de se obter e transformar os metais em ligas metálicas), onde se obteve um dos principais materiais da época, o bronze (uma liga metálica de cobre com estanho) utilizado na fabricação de armas e utensílios mais leves.
- Em 1500 a.C , os assírios foram os primeiros a obter o ferro e com ele novas armas e utensílios foram produzidos, aprimorando-se assim as