Costa da bahia
Depertameno de ciências humanas-dch i colegiado de turismo e hotelaria
Costa do Cacau e Chapada Diamantina
SALVADOR-BA, 2011
Costa do Cacau e Chapada Diamantina
Trabalho exigido pelo discente Bello como critério de avaliação parcial na disciplina Introdução ao Turismo, semestre 2011.1 .
SALVADOR-BA, 2011
Costa do Cacau
História
A Costa do Cacau compreende a faixa litorânea que se estende por cerca de 200 km no sul da Bahia, entre os municípios de Itacaré e Canavieiras. Antigo território dos tupiniquins e aimorés, a colonização da região remonta ao terceiro decênio do século XVI, quando o rei de Portugal D. João III, o colonizador, decidiu pôr em prática nas terras do Brasil o plano de povoamento por concessão de donatários que prosperava nas ilhas da África lusitana. Com este propósito, dividiu o Brasil em quinze grandes glebas – as capitanias hereditárias – que iam da costa até a linha-limite do mediterrâneo de Tordesilhas, todas se estendendo dez léguas para o mar, abrangendo as ilhas que fossem encontradas.
O território atualmente ocupado pelo Estado da Bahia foi dividido em três capitanias: a que se concedeu a Francisco Pereira Coutinho – Capitania da Bahia - e que se estendia por cinqüenta léguas da costa, da foz do rio São Francisco à ponta da Baía de Todos os Santos, na foz do rio Jaguaripe, incluindo o Recôncavo desta; a Capitania de Ilhéus, doada a Jorge de Figueiredo Corrêa, que se iniciava na foz do rio Jaguaripe, na mesma baía, logo abaixo da ponta sul da ilha de Itaparica, ia em direção ao sul até a margem norte do rio Grande (atual rio Jequitinhonha); e a Capitania de Porto Seguro, do limite da última até o rio Mucuri