História da psicologia
Zeitgeist: Espírito da época.
Mecanismo: Processos naturais são determinados mecanicamente e explicados pelas leis da física.
Empirismo: Provar concretamente algo. Chega ao conhecimento pela observação e por meio de experiências.
Reducionismo: Reduzir alguma coisa aos seus elementos mais básicos, para compreender cada um isoladamente.
Materialismo: Explica os fatos em termos físicos pela existência e natureza da matéria. Base nos princípios da física e química.
Introspecção: Fazer com que a pessoa faça uma auto-analise por meio de perguntas feitas a ela. (Por meio desta chego ao inconsciente)
Associacionismo: Associação das ideias simples para formar as complexas. (ideia simples + ideia simples = ideia complexa).
Experimentalismo: Método de chegar a alguma conclusão por meio de experimentos empíricos.
Positivismo: Estudo fatos observáveis e indiscutíveis, não se pode duvidar.
Comentário: coloquei estes termos em forma de vocabulário, mas é válido notar que eles podem ser compreendidos não apenas separados, mas em conjunto. Por exemplo: o método experimental integra uma noção de produção científica fundamentada no positivismo. Por sua vez, a introspeção foi compreendida como integrante do método experimental, assim como o empirismo e o mecanismo. Tudo isso, também compôs o Zeitgeist na época de Wundt.
2) Além de explicar o significado dos temos acima, utilize-os agora para compreender como foi que Wundt transformou a psicologia em ciência. Escreva um pequeno texto explicando este processo, que considerou o Zeitgist da época, passando basicamente pelo enfoque positivista de ciência. Então, o que foi que Wundt fez para consolidar a psicologia como uma ciência independente?
Wundt criou o primeiro laboratório de psicologia em 1879. Tinha influências do empirismo e