Eletrônica
MARCELO EMANUEL MELANI CAMATI
MAYKON LUAN DIAS BARBOSA
RELATÓRIO DA TAREFA DE LABORATÓRIO Nº03
AMPLIFICADORES DIFERENCIAL E DE INSTRUMENTAÇÃO
CURITIBA
2013
INTRODUÇÃO
Foi proposto um roteiro com o circuito de amplificador operacional. Um amplificador operacional ou amp op é um amplificador com ganho muito elevado. Tem dois terminais de entrada: um terminal designado por terminal inversor(-) e o outro identificado por terminal não inversor(+). A maioria dos amp ops simples, duplos ou quádruplos disponíveis possuem uma pinagem padronizada que permite que um tipo seja substituído por outro sem mudanças na pinagem. O símbolo para ilustrar um Amplificador Operacional está representado na Figura 1.
Figura 1: Símbolo de Amplificador Operacional
Sendo que V+ é a entrada não-inversora, V− é entrada inversora, Vout é saída, VS+ é a alimentação positiva e VS− é a alimentação negativa.
A partir do roteiro foram realizadas as experiências conforme descrito na seção “Procedimento da Experiência”.
OBJETIVOS
O objetivo deste experimento foi comprovar na prática como amplificadores operacionais diferenciais e de instrumentação funcionam. Aprender a montagem destes circuitos utilizando Amp Op. Calcular os valores de componentes, tensões e correntes. Fazer cálculos de ganhos de tensão. E comparar as informações encontradas na prática com as do datasheet do componente utilizado. As equações utilizadas nesta experiência foram:
Lei de Ohm =.
Ganho em malha fechada =+1
Ganho de corrente em malha fechada ()= −
Frequência =12
EQUIPAMENTOS
Para a realização deste experimento foram necessários os seguintes equipamentos: * Gerador de funções (Figura 2); * Osciloscópio (Figura 3); * Proto-board (Figura 4); * Fonte de Alimentação (Figura 5); * Multímetro (Figura 6); * Amplificador operacional TL071 e 741 (Figura 7); * Resistores 1kΩ, 10kΩ, 100kΩ, 1MΩ, 100Ω; *