História da Psicologia
Faculdade de Medicina
Curso de Psicologia
Disciplina de História da Psicologia
Relação do documentário “O Século do Eu” com o texto “Inventando nossos selfs”
Priscila Lautenschläger
Pelotas, 2014
Documentário o Século do Ego (2ª parte) X Texto Inventando nossos selfs (Nikolas Rose)
Cerca de cem anos atrás uma nova teoria sobre a natureza humana foi introduzida por
Sigmund Freud. Ele dizia ter descoberto forças primitivas, sexuais e agressivas escondidas no profundo das mentes de todos os seres humanos. Forças que se não controladas levariam o indivíduo e a sociedade ao caos e à destruição. O Documentário “O Século do Ego” trata de como as pessoas no poder têm tentado usar as ideias de Freud para tentar controlar a sociedade.
A 2ª parte do documentário (A Engenharia do Consentimento) trata da história de como as ideias de Freud sobre a mente inconsciente foram usadas por aqueles no poder na América do pós-guerra para tentar controlar as massas. Políticos e administradores acreditavam que Freud estava certo ao sugerir que no interior dos seres humanos estão escondidos desejos e medos perigosos e irracionais. Eles estavam convencidos que foi a libertação desses instintos que levou aos horrores da Alemanha nazista. Para que isso não voltasse a acontecer, eles procuraram formas de controlar a mente humana.
O filme enfoca a contribuição da filha de Sigmund Freud no processo de controle de massas. Anna Freud acreditava que era possível ensinar os indivíduos a controlarem suas forças internas, principalmente pelo estudo feito com crianças. Acreditava que podia mudar seu comportamento, mudando o mundo em torno delas. No mesmo sentido, em maior escala, suas ideias foram usadas pelo governo americano, pelos grandes empresários e pela CIA para desenvolver técnicas que ajudassem a manipular e controlar as mentes do povo americano. Neste ponto podemos relacionar o conceito de governamentalidades exposto no