Monografia
PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
RESUMO:
A intenção deste trabalho é analisar a importância da leitura e da escrita como ferramentas pedagógicas enriquecedora na resolução de problemas das aulas de matemática no processo ensino-aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. A presente pesquisa foi realizada envolvendo autores que contribuem com propostas inovadoras no processo ensino-aprendizagem, principalmente, no estudo da matemática, na abordagem do uso da leitura e da escrita. O trabalho foi dividido em seis partes, a primeira apresenta a introdução do estudo; a segunda um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos. Já na terceira parte é abordada a questão da leitura e escrita. Os recursos que podem ser usados para aprendizagem da Matemática são apresentados na quarta parte, que trás ainda uma abordagem a respeito do material didático utilizado no processo ensino-aprendizagem; o uso de diferentes recursos; o uso de jornais e revistas; os livros paradidáticos; e os jogos. A quinta parte aborda a resolução de problemas matemáticos. O trabalho é finalizado apresentando as considerações finais a respeito da leitura e da escrita e sua relação com o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Leitura, escrita, comunicação, ensino-aprendizagem, resolução de problemas.
1. INTRODUÇÃO:
A sociedade atual tem passado por inúmeras mudanças nos âmbitos sociais, políticos, econômicos e culturais, repercutindo na escola, da qual se tem exigido modificações em seu interior para atender aos anseios que lhe são impostos. Assim a função da escola se volta para a preparação dos sujeitos de forma qualificada e valorativa.
Atualmente a educação tem assumido, em face das novas relações de trabalho e dos novos processos produtivos, um papel estratégico ímpar. Em contrapartida, assumem importância cada