História da psicologia
Este curso tem como objetivo, oferecer uma noção geral sobre a construção de sistemas de banco de dados. Para isto, é necessário estudar modelos para a construção de projetos lógicos de bancos de dados, modelos para a construção de projetos físicos de banco de dados, técnicas de controle de dependência de dados e métodos de consultas.
Para construção dos modelos lógicos, será estudado o modelo Entidade Relacionamento, utilizando a abordagem proposta em [ELMAS89] que oferece uma notação rica em recursos, permitindo a modelagem de entidades normais, fracas, atributos simples, compostos, multivalorados, derivados e a modelagens de objetos mais complexos como classes e subclasses (modelo Entidade Relacionamento Extendido).
Para construção dos modelos físicos, será estudado o modelo Relacional como originalmente proposto por Ted Codd.
Para eliminar dependência de dados, utilizaremos a normalização, abordando a 1a , a 2a
Formas Normais, propostas originalmente por Ted Codd.
Para a elaboração de consultas, será estudado a Álgebra Relacional, que nada mais é do que uma forma canônica para as linguagens de consulta.
1 Introdução
A tecnologia aplicada aos métodos de armazenamento de informações vem crescendo e gerando um impacto cada vez maior no uso de computadores, em qualquer área em que os mesmos podem ser aplicados.
Um “banco de dados” pode ser definido como um conjunto de “dados” devidamente relacionados.
Por “dados” podemos compreender como “fatos conhecidos” que podem ser armazenados e que possuem um significado implícito. Porém, o significado do termo “banco de dados” é mais restrito que simplesmente a definição dada acima. Um banco de dados possui as seguintes propriedades:
• um banco de dados é uma coleção lógica coerente de dados com um significado inerente; uma disposição desordenada dos dados não pode ser referenciada como um banco de dados;
• um banco de dados é projetado, construído e populado com dados para um propósito