História da Psicologia
As indagações, questões e debates sempre estiveram presentes na vida e história da humanidade, havendo uma necessidade de aconselhamento psicológico que foi se aprimorando ao longo do tempo.
As indagações sobre idéias psicológicas são algo antigo na história da humanidade. Esse debate de idéias surge desde a Grécia, dos filósofos, assim havendo uma separação entre o misticismo e o racional.
2- Como trabalhavam os profissionais de psicologia popular dos EUA no sec. XIX?
Quais eram os métodos empregados por eles? Se possível dê exemplos.
A psicologia popular do sec. XIX era bem ampla, os profissionais da época estudavam inúmeras coisas, como a fisiologia com o estudo do crânio, a fisiognomonia como estudo das características da face para determinar traços da personalidade e habilidade, entre outros.
Eles ofereciam serviços sob uma variedade de rótulos, porém a maioria dos métodos utilizados nos serviços eram duvidosos. Os frenologistas mediam a forma do crânio das pessoas, assim vendo as cavidades que haviam, eles faziam uma espécie de mapa identificando, cada área do cérebro da pessoa era responsável por algo. Os Fisiognomonistas estudavam o rosto da pessoa, definindo a personalidade através do contorno dos olhos, nariz, boca, etc, fazendo uma espécie de teste de personalidade. Os mesmerianos usavam a hipnose para mudar o comportamento das pessoas. Profetas e Clarividentes previam o futuro do cliente, assim dizendo suas ações atuais e futuras, aconselhando eles. Os Grafologistas faziam o atendimento através da escrita da pessoa. Os médiuns eram os espiritualistas que conversavam com um parente da pessoa que já havia falecido assim mandando uma mensagem a família dizendo que estavam bem.
3- Como trabalhavam os frenologistas? Descreva o que eles faziam em termos práticos e teóricos.
O frenologistas estudavam o