História da Psicologia
Toda e qualquer produção humana, tem por trás inúmeros homens que numa dimensão de tempo fizeram parte de descobertas ou experimentos.
Podemos dizer então que por trás de qualquer produção existe uma HISTÓRIA.
Os primeiros estudos da Psicologia início na Grécia
Os Filósofos foram os primeiros estudiosos da Psicologia Psique – Alma, Mente Logia - Estudo
SUBJETIVISMO ( 600 anos a.C.)
Corrente filosófica que defendia a consciência como ponto de partida para o desenvolvimento
Influência de: SÓCRATES
A resposta está na própria pessoa, toda verdade estava dentro de si mesmo. “Conhece-te a ti mesmo”. A filosofia de Sócrates
PLATÃO
Todo conhecimento estava no mundo das idéias, da busca dentro de si mesmo. Parte do pressuposto de que a alma teria vivido a contemplação do mundo das idéias. Para o filósofo: aprender é lembrar, portanto educar não é levar o conhecimento de fora para dentro, mas despertar no indivíduo o que ele já sabe, proporcionando ao corpo e a alma a realização do bem estar.
ROSSEAU
Para ele o homem em estado de natureza é bom, mas se corrompe na sociedade, que destrói sua liberdade.
Centralizava os interesses pedagógicos no aluno, que a criança não deveria ser tratada como um adulto em miniatura. Emílio uma de suas obras, relata de forma romanceada a educação de um jovem, acompanhada por um preceptor ideal e afastado da sociedade corruptora
OBJETIVISTA
INFLUÊNCIA: ARISTÓTELES
Corrente filosófica que credita ao conhecimento a possibilidade de conhecer idéias objetivas e objetos reais. Nada existe no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos. A aprendizagem acontece através da experiência.
JOHN LOCKE
A aprendizagem é uma modificação no comportamento causada pelo meio, nascemos todos ignorantes, todos iguais, recebemos tudo das experiências do meio.
FINAL DO SÉCULO XIX
Os problemas e temas da Psicologia até então estudados pelos filósofos passam a ser