História da Lasanha
A lasanha, no Brasil, trata-se de um prato de camadas que possui a junção de massas de macarrão em formato de folhas com queijos e diversos tipos de molho, sendo o tradicional, de tomate.
O termo Lasanha vem do grego “lasanon” que significa pote de quarto e mais tarde os romanos definiram como pote de cozinha através do termo “lasanum”. A lasanha é de origem da cultura italiana, assim como diversos tipos de massas que foram trazidas pelos italianos para o Brasil.
No início a massa – feita por farinha de trigo e água, vinho ou ovos – era aberta com um rolo de madeira chamado “laganaturum” ou lasanhador e a era cortada em formas de quadrados ou losangos e cozidos em caldo de carnes ou de vegetais. No século XVI, na região de Bologna na Itália, os cozinheiros da época criaram uma maneira de colocar recheio na “lasagna” sendo uma camada sobre a outra. Por volta de do ano de 1720 na região da Sicília, as mulheres de pescadores e carreteiros realizaram uma combinação denominada “ammogghiu trapanisi” que tratava-se de uma camada de massa cozida em uma vasilha untada de azeite misturadas com tomate, sal, manjericão e anchovas ou atum. Já no século XVIII os cozinheiros italianos criaram um tipo de massa esverdeado que continha espinafre e que era combinado com um molho de carne moída, balsamella, e fatias de mussarela entre cada lâmina de massa.
Por fim, pode-se concluir que a lasanha é um tipo de massa de origem italiana e que logo após ser desenvolvido veio ao Brasil no século XIX e XX – de 1880 até 1930 – com os imigrantes italianos, disseminando sua culinária no país se tornando tradição nos estados sudeste e sul do país, assim como a macarronada, o canelone e outros pratos típicos produzidos por massas.
Fontes:
Caminhos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. UFSC: http://www.labomidia.ufsc.br/Santin/Col_italiana/7_Caminhos_da_ImigracaoItaliana_No_RS-cronicas_21_a_30.pdf . Acessado em 2/4/2014 às 23h15.