Macrobiótica
ALIMENTAÇÃO MACROBIÓTICA
PENSAMENTO
“Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens”
Drº Emídio Peres
ÍNDICE
0 - INTRODUÇÃO…………………………………………………………….
1 - HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO MACROBIÓTICA…………….
2 - ALIMENTAÇÃO MACROBIÓTICA...................................
3 - VANTAGENS E DESVANTAGENS DESTA ALIMENTAÇÃO.
4 - CONCLUSÃO……………………………………………………………….
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………………………………....
ANEXOS
ANEXO 1 – Receitas da Alimentação Macrobiótica
0 – INTRODUÇÃO
Como alunos a frequentar o 6º ano, do 2º ciclo da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, foi-nos proposto a elaboração de um trabalho, na disciplina de Ciências da Natureza, cujo tema é Alimentação Macrobiótica. Durante a realização do trabalho faremos uma pesquisa bibliográfica sobre esta temática. Falaremos da história da Alimentação Macrobiótica, em que consiste, das vantagens e desvantagens deste tipo de alimentação. Iremos anexar algumas receitas da Alimentação Macrobiótica.
Com a realização deste trabalho pretendemos:
- Conhecer a história da Alimentação Macrobiótica.
- Identificar as vantagens e desvantagens da Alimentação Macrobiótica.
-Dar a conhecer aos restantes colegas da turma o que aprendemos com a nossa pesquisa e com o nosso estudo sobre este tipo de Alimentação.
1 – HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO MACROBIÓTICA
A Alimentação Macrobiótica foi descoberta na segunda metade do século XX, no Oriente. Este tipo de Alimentação foi introduzido na Europa, pelo Japonês George Ohsawa, nos anos trinta. Na opinião de Ohsawa, a dieta aumentava a energia e conferia maior resistência à doença permitindo que os seus seguidores vivessem uma vida plena. Defendia que na Macrobiótica encontrávamos a cura de várias doenças nomeadamente, doenças renais, cardiovasculares e cancerosas… Que ele próprio se curou de uma tuberculose pulmonar