História da industria do petroleo
Referências esparsas da fase pré-histórica levam a crer que o petróleo é conhecido do homem há quatro mil anos a.C. Foi descrito por Plínio em sua História Natural e, segundo Heródoto, grande historiador do século V a.C Nabucodonosor usou o betume como material de liga na construção dos célebres jardins suspensos da Babilônia.
Segundo descrito na Bíblia, o petróleo foi usado na Torre de Babel e na Arca de Noé (Gênesis - cap. 6, V. 14) como asfalto, para sua impermeabilização. Além disso, descoberta arqueológica, efetuada há alguns anos, revelou indícios do emprego do asfalto, no século IV, como material de construção de cidades.
No Egito, esse óleo teve grande importância na iluminação noturna, na impermeabilização das moradias, na construção das pirâmides e até mesmo no embalsamamento de múmias. O petróleo era conhecido desde essa época, quando aflorava naturalmente na superfície.
Alexandre, O Grande ficou maravilhado com o fogo que emanava de forma inextinguível do petróleo na região de Kirkuk (atual região do Iraque), onde atualmente há uma crescente produção petrolífera. Milênios antes de Cristo, o petróleo era transportado, vendido e procurado como útil e precioso produto comercial.
Petróleo, de uma forma ou de outra, tem sido utilizado desde os tempos antigos, e agora é importante em toda a sociedade, inclusive na economia, política e tecnologia. O aumento da importância foi principalmente devido à invenção do motor de combustão interna , o aumento da aviação comercial eo aumento do uso de plásticos e pesticidas
Na década de 1840, o processo de destilar o querosene de petróleo foi inventado por James Young , na Escócia, e a primeira refinaria foi construída por Ignacy Lukasiewicz , proporcionando