História da igreja
A história do Cristianismo começa com Jesus nascido na Palestina no início do Império Romano, iniciando sua missão na Galiléia.Lá criou a primeira comunidade cristã com seus discípulos e com o aumento desta, os Apóstolos viram a necessidade de criar as Assembléias (ex: a de Jerusalém/ da Antioquia) que formavam ‘’um só coração e uma só alma’’.
Os apóstolos foram repartidos e enviados para outras regiões surgindo as primeiras comunidades cristães fora do Império Romano que, à luz do Espírito Santo, tomavam consciência de sua grandeza.
Os ritos orientais
Outras Comunidades foram formadas e depois nasceram os diversos Ritos que formaram famílias litúrgicas (no Oriente -> Igrejas Rituais cós costumes próprios).
A partir do século V as comunidades do centro do Império Romano constituíram os Patriarcados. 4 do Ocidente: Constantinopla, Alexandria,Antioquia e Jerusalém, que se desenvolveram e eliminaram os ritos particulares e tornou-o centrado em 3 grandes ritos: o Rito de Constantinopla/Jerusalém/Alexandria. Nem todos os ritos particulares desapareceram.
As Igrejas Orientais locais são unidas por uma mesma fé, mas diferente em seus ritos.
Rito -> elemento constitutivo de uma comunidade em torno de uma liturgia, onde os patrimônios teológicos e espirituais de um povo são manifestados dentro de seu ambiente sócio-religioso-cultural. O Rito Latino: igreja latina x igreja oriental originadas na divisão do Imperio em ocidental e oriental.
Sés (catedrais) episcopais x sés metropolitanas -> nas episcopais os bispos intervêm num território maior que a província situada para reunir concílios etc.
Patriarca x patriarcado -> patriarca significa pai em grau supremo, bispo superior a todos. No Ocidente patriarca é um titulo honorifico somente. Ruptura entre Igreja Latina e Igreja Grega
As causas são políticas, culturais e dogmáticas. O fosso cultural é gravíssimo, o Oriente desconhecesse o latim e o Ocidente o grego. As