História da higiene ocupacional
1 INTRODUÇÃO ….............................................................................................2
2 2 A HISTÓRIA DA HIGIENE DO TRABALHO....................................................3
3 3 CONCLUSÃO...................................................................................................6
4 1 INTRODUÇÃO
5
6 Com a Revolução Industrial, que modificou toda a estrutura social e econômica do mundo, houveram também transformações significativas no ambiente de trabalho, fazendo com que se propagassem doenças entre os trabalhadores.
7 Ao longo dos anos houve sempre quem se preocupasse com a saúde desses trabalhadores, de forma que foram tomadas algumas iniciativas bastante modestas, mas sem o rigor técnico-científico necessário.
8 Aos poucos, foram sendo criadas leis que não só reconheciam os riscos do ambiente de trabalho, mas promoviam a precaução. Assim iniciava-se a Higiene Ocupacional.
2 A HISTÓRIA DA HIGIENE DO TRABALHO
É impossível se falar em Higiene Ocupacional sem citar a Revolução Industrial em meados do século XVIII, na Inglaterra. Nessa época, além de não se utilizar medidas de controle, o regime de trabalho chegava a dezoito horas diárias. Essas grandes jornadas de trabalho aconteciam em ambientes sujos, abafados, sem iluminação, sem janelas (o que contribuía para o aumento da propagação das doenças conhecidas da época, especialmente a Tuberculose), enfim, condições absolutamente precárias. Alguns relatos de autores da época como Edward Blaine, que em seu livro “A história da produção de algodão”, de 1835, escreveu: “O barulho e o movimento das máquinas, que são desagradáveis e confusos para os espectadores não acostumados àquela cena, não produzem o menor efeito nos operários habituados a essa realidade. As únicas coisas que fazem com que os trabalhadores das fábricas padeçam são o confinamento por longas horas e a ausência de ar fresco: isso os deixa pálidos, reduz o