História da Geografia, René Clozier
Os principais motores da geografia seriam lucro, curiosidade e necessidade. Dentre fatores que fazem parte da construção da história da geografia estão os constantes deslocamentos das populações de várias épocas, desde de épocas pré-históricas, confirmadas por observações e pesquisas de Darwin. Outro fator que ajudou na construção da história geográfica foram de fato as navegações que contribuíram muito para a criação de mapas e para o estudo da cartografia. Além disso expedições militares e criações de rotas comerciais também contribuíram para os estudos do conhecimento da Terra.
Dentre os maiores contribuidores da geografia encontram-se os povos europeus. Destacando-se os gregos que criaram a palavra geografia e sistematizaram os conhecimentos geográficos através dos pensamentos filosóficos, descobertas e pesquisas marítimas. Juntamente aos gregos, os romanos foram responsáveis por elaborara concepção de de esfericidade da Terra e tentar determinar suas dimensões e forma. Os documentos geográficos mais antigos são os périplos de Heródoto que descreviam trajetos de rotas comerciais que futuramente na Idade Média seriam conhecidos como portulanos. Até mesmo grandes obras como a Odisseia se inspiraram nesses documentos. Mas até esse ponto foram criados em sua maioria conhecimentos náuticos, mas o interior dos continentes ainda era regado de noções lendárias e imprecisas que só iram ser reveladas com as expedições de Alexandre e as conquistas romanas.
Os sábios gregos, Eratóstenes, Hiparco, Marin de Tyr e Poseidónios criaram os primeiros elementos da cartografia e geografia matemática: imaginaram e geometria da esfera; inventaram diferentes projeções em relação aos mapas; criaram uma rede de coordenadas terrestres, ou seja os meridianos e paralelos e determinaram o princípio das latitudes e longitudes. E essa foi a grande contribuição da Antiguidade grega para a geografia.
Ptolomeu foi de grande autoridade em