História da Filosofia Antiga
Os mitos
Os gregos antigos, desde os primórdios da sua civilização, tiveram a experiência de ordenar o mundo por meio dos mitos. No entanto, o desenvolvimento comercial político e cultural impulsionou o surgimento de uma nova forma de entender o mundo e responder os questionamentos sobre a existência. Se, para alguns, as narrações fantásticas da mitologia serviam como explicações, suas catástrofes, seu clima, sua organização, sua origem; outras pessoas começaram a procurar respostas fora dos mitos.
Acima Goya representou Cronos devora seus filhos. A mitologia explicando a origem do mundo.
A Filosofia
O nascimento da filosofia pode ser entendido como o surgimento de uma nova ordem de pensamento que, ao abandonar a crença mítica como fundamento do conhecimento do mundo, inaugura o método lógico e racional para o exercício do pensamento. A origem etimológica palavra filosofia deriva dos termos, philia e sophia, que em grego antigo significam, respectivamente, amizade e sabedoria. Temos assim a “amizade pela sabedoria”, o desejo de estar próximo do saber, do conhecimento verdadeiro.
Atribui-se a Pitágoras, filósofo pré-socrático, a criação da palavra filosofia. Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros a romper com os mitos através da proposta de usar o pensamento racional para explicar a realidade. Eles também eram conhecidos como filósofos da natureza ou físicos por acreditarem que o conhecimento a ser alcançado pela razão se encontrava no mundo, daí a necessidade de observação da realidade.
"A escola de Atenas", do pintor renascentista Rafael Sanzio, representa o auge do desenvolvimento filosófico na cultura grega.
Os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles