título
Evolução do pensamento Administrativo
A administração e a organização são práticas utilizadas pelos seres humanos desde antes de Cristo nas sociedades sumérias, egípcias e romanas. Registro de atividades comerciais e governamentais já eram utilizados pelos sumérios por volta de 5000 a.C.
As pirâmides egípcias e a grande muralha da China são exemplos de projetos de grande escopo e amplitude. A organização e a comunicação marcaram a governança do extenso império romano entre VII a.C e IV a. D. A invenção da contabilidade como uma prática administrativa ocorre no século XVI, durante o Renascimento. Parte das técnicas utilizadas atualmente evoluiu das técnicas seculares e foram sendo aperfeiçoadas e consolidadas ao longo da trajetória histórica.
Teorias em
Interpretam o presente Administração
Compreendendo as organizações como fenômeno social
Ajudam a prever o futuro
Melhor modo de se organizar O surgimento da administração está estreitamente relacionado com processo de consolidação do capitalismo.
O sociólogo Max Weber integrou o estudo das organizações ao desenvolvimento histórico-social. Segundo ele cada época caracterizou-se por um determinado sistema político e por uma elite que, para manter o poder e a legitimidade, desenvolveu um aparelho administrativo para servir de suporte a sua autoridade.
Na teoria da administração a abordagem estruturalista surgiu com o crescimento das burocracias era a forma mais eficiente de uma organização; Weber distinguiu três tipos de sociedade e autoridade.
Tradicional: ou feudal, que a aceitação da autoridade baseia na crença que explica a legitimidade e os costumes.
.Carismática: que a aceitação advem da lealdade, nas qualidades de quem governa.
.Racional-Legal: ou burocracia que a aceitação da autoridade se baseia na crença, na legalidade, das leis e regulamentos
As principais habilidades gerenciais
Planejamento e organização: O