História da enfermagem
Enfermagem é uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico (num todo indivisível), desenvolvendo autonomamente ou em equipa, atividades de promoção e proteção da saúde e prevenção e recuperação de doenças ou de estados de alteração da saúde. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa (normas de atuação) e a ética, numa abordagem comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades. Para além da Enfermagem geral existem ainda as Especialidades em Enfermagem:
• A Especialidade de Enfermagem Comunitária;
• A Especialidade de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica;
• A Especialidade de Enfermagem de Reabilitação;
• A Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica;
• A Especialidade de Enfermagem em Terapia Intensiva;
• A Especialidade de Enfermagem em Administração.
Os Mestrados e Doutoramentos na área de Enfermagem têm sido reveladores de promissoras evoluções desta ciência, no âmbito das constantes investigações feitas nas mais diversas vertentes da Enfermagem. Para a freqüência do curso, que já é ensino superior, é necessário ter o 12ºAno e concorrer para poucas vagas e com elevadas médias de entrada. Atualmente a enfermagem não é somente arte, mas uma ciência, pois se baseia em princípios científicos. Para Wanda Horta a enfermagem tem três seres: - o ser enfermagem - o ser enfermeiro - o ser paciente.
2. ORIGEM DA PROFISSÃO
A profissão surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. As práticas de saúde instintivas (por instinto) foram as primeiras formas de prestação de assistência. Numa primeira fase da evolução da civilização, estas ações garantiam ao homem