história da enfermagem
1- Explique por que Roma e Grécia forma importantes para o modelo de saúde que temos atualmente.
2- Na civilização antiga, quem foi o personagem mais importante para o desenvolvimento do conhecimento da saúde? Quais são os ensinamentos que perduram até os dias atuais?
3- Quem foram as matronas? Quais foram as contribuições que auxiliara a enfermagem a tornar-se uma profissão, com conhecimentos e saberes próprios?
4- Por que São Vicente de Paulo foi, na era cristã, uma personalidade fundamental para a construção do conhecimento da enfermagem? Quais foram suas contribuições?
5- Explique em foi Theodor Fliedner e qual o seu papel para a enfermagem?
Respostas
1. Roma contribuiu para o modelo de saúde atual com o plano de saúde coletiva, os romanos tinha preocupação com saneamento básico, ruas limpas, casas bem ventiladas, água pura e abundante, rede de esgoto e sepultamento de mortos. A Grécia contribuiu para o modelo de saúde atual com o plano de saúde individual.
2. O personagem mais importante para o desenvolvimento do conhecimento da saúde foi Hipócrates. Seus ensinamentos que perduram até os dias atuais foram; estudo do lado biológico do indivíduo, o cuidar não devia ser baseado em suposições devia basear-se em experiência e observação constante de sinais e sintomas, a doença parte de um processo natural e não sobrenatural, sintomas são reações do organismo. Hipócrates percebeu que havia grupo de sintomas em comum que determinavam um tipo de enfermo, ensinava que era necessário investigar a história do paciente e que o tratamento deve ser individual para cada paciente.
3. As matronas eram mulheres nobres que transformavam seus palácios em abrigos, elas tinham grandes preparo intelectual, sabia cuidar dos doentes, ouvir, consola-los ensina-los e se envolviam com a família do doente.
4. São Vicente de Paulo junto com Santa Luiza de