História da EJA
Contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
Brasília, 09 de outubro de 2012
Contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
Luana Araújo.
Resumo:
O presente artigo apresenta uma breve explanação sobre a história da Educação de Jovens e Adultos – EJA, onde aborda sobre a formação dos professores atuantes em seu inicio no Brasil, a cronologia histórica dos fatos que sucedem essa modalidade, analisando se os objetivos educacionais sempre foram os mesmos e se a formação dos docentes está realmente adequada aos seus objetivos. A pesquisa visa conhecer a história da EJA e se situar dentro de seu contexto.
Palavras chaves:
Educação de Jovens e Adultos, EJA, contexto histórico, objetivos educacionais.
1 INTRODUÇÃO
A educação de Jovens e Adultos sofreu muita influência dos períodos históricos em que estava inserido, e é importante saber o que aconteceu durante os fatos cronológicos no Brasil para que haja entendimento da atual situação em que ela se encontra. Adquirindo esse conhecimento, é possível conhecer e analisar quais os erros cometidos em cada situação vivida anteriormente, apontando suas problemáticas e quais são as possibilidades de mudança para elas. Também é possível aproveitar o que foi utilizado para maior desenvolvimento de tal modalidade educacional.
2 DESENVOLVIMENTO
A história da educação de jovens e adultos no Brasil se inicia no período do Brasil colônia, em que a educação à população adulta tinha um caráter muito mais religioso do que educacional.
No início do século XX com o desenvolvimento industrial e a ampliação para a base de votos, o governo tinha uma preocupação em valorizar a alfabetização de adultos. No entanto esse interesse possuía somente um objetivo político, pois como foi incorporado na Constituição Federal de 1821, o voto de pessoas analfabetas, ou “iletradas” não se viabilizava, então