HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Departamento de Ciência da Computação
DISCIPLINA: HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL
SEMANA_ 05
SEMESTRE. 2015.1
PROFESSOR: Patricia Cunha
Poló: Caracaraí
Alinne Rodrigues Lima Farias
CARACARAÍ- 2015-06-17
Alinne Rodrigues Lima Farias
EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERIÓDO REPUBLICANO
INTRODUÇÃO
Este texto trata-se de um breve relato a respeito do contexto histórico da Educação no Brasil no período da primeira república.
O período da educação brasileira que se designa republicano é proveniente dos ideais do iluminismo e do positivismo em que, começa-se assim, uma nova época da historia do Brasil, fazendo com que, o pluralismo religioso e a diversidade cultural ganhassem destaque dentro da sociedade brasileira, de modo, que o Ensino Religioso passa a ser repensado, no que tange a sua estrutura, a fim de poder seguir os ideais republicanos.
A partir da proclamação da República em 1889, é instituída a separação oficial entre Igreja e Estado, a laicidade do ensino, a liberdade de culto e o reconhecimento da diversidade religiosa, movidos pelos princípios do Estado plural e moderno. Em razão disto, neste período as denominadas convergências secularizadas existentes no Império foram assumidas pelo novo regime, constituído, através dos ideais positivistas que, no campo educacional, instigaram a conservação da escola leiga, gratuita, pública e obrigatória.
É válido mencionar que, este período, não se diferencia dos demais, pois a educação cabia à tarefa de ajudar à formação de novos comportamentos, espalhando novos padrões morais e intelectuais, apontando a construção de uma unidade nacional em torno do projeto republicano. No sentido de retirar o Brasil da decadência educacional, gerando o seu desenvolvimento e progresso industrial, os liberais republicanos encontram resposta na ideologia positivista criada pelo filósofo francês Augusto Comte, nascida na Europa com a finalidade de instigar o progresso das