História da educação
Vivemos uma época de extrema globalização e mudanças diárias em nossa forma de ser e pensar, e por conseqüências dessas mudanças vivemos uma descontrolada circulação de idéias e conceitos que, nos leva a ter um grande crescimento de idéias, identidades locais, étnicas, culturais ou religiosas. Uma das funções principais da história da educação é compreender esta lógica de “múltiplas identidades e idéias" que surgem a cada dia, nos dando a possibilidade de entender o passado e nos levando a compreender e estudar melhor a maneira de vivermos nosso futuro. Pouco importa se as comunidades são "reais" ou "imaginárias" não há memória sem imaginação e não há imaginação sem memória.
À história cumpre explicar esse processo e, por esta via, ajudar as pessoas e comunidades a darem um sentido ao seu trabalho educativo.
Vejo a também como um instrumento fundamental na formação do futuro pedagogo, formando uma visão crítica acerca dos problemas, das mudanças, e métodos aplicados hoje no processo de educação atual. Auxiliando a explicar melhor essas mudanças atuais, fabricando memórias para que possam ser estudadas e historiadas. A educação não é algo isolado, ela está relacionada com a sociedade, religião e cultura vivida em cada época. Desta forma, possibilita uma visão ampla, não apenas no ambiente escolar, mas sim na sociedade reforçando a coesão social, atuando de forma conservadora com base na reflexão do passado, e trazendo para os dias de hoje um olhar diferente sobre como vivemos. È necessário que o educador tenha o conhecimento da história da educação, para promover e manter uma visão e atitude crítica diante das modas pedagógicas que surgem nos dias de hoje, com base nos conhecimentos e da história do passado, entender todo o processo educativo que traz consigo o peso e as contribuições do passado. È através da história da educação, da reflexão do passado e