História da Educação
História da Educação e da Pedagogia
Porto Alegre, 25 de abril de 2014
SOMOS FEITOS DE TEMPO?
Sim pois somos seres históricos, nossas ações e pensamentos mudam com o passar dos anos. Também somos autores das nossas histórias e a cultura onde estamos inseridos, cada geração recebe a cultura dos seus antepassados e estabelece projeto de mudança, ou seja: Estamos inseridos no tempo: o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentimentos pelo passado e pelo futuro desejado.
Entretanto é importante conhecer o passado para projetar o futuro, dentro de uma ação presente. Com a história da educação construimos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares, e as teorias que a orientam, por isso é indispensável que o educador, consciente e crítico, seja capaz de compreender a sua atuação nos aspectos de continuidade e ruptura em relação aos seus antecessores a fim de agir de maneira intencional a mão meramente intuitiva ao acaso.
Estamos sempre inseridos no tempo, ou seja, pensar no tempo, ou seja, pensar no passado não significa saudosismo e sim lembrar raízes o que nossos antepassados deixaram, então o tempo como se diz o sentido é uma frase, sentido do odor. A preservação da memória histórica a construção do passado e os relatos de acontecimentos são de extrema importância nos dias de hoje, para que entendamos a nossa realidade e saber a explicação.
Preservar a memória é diferente através dos pontos e varia de acordo com a cultura vigente. A pré-história se formou em um longo período, e por ter ocorrido antes da história onde os povos ainda não conheciam a escrita os acontecimentos, acabaram não sendo registrados. A escola não existia em todas as sociedades, as mudanças não são iguais em todos lugares.
Sociedades tribais eram despedidas do estado, escritas, classes comercio, e nem