história da educação
A República Oligárquica fortemente marcada pelo controle político exercido sobre o governo federal pela oligarquia cafeeira paulista e pela elite rural mineira, na conhecida “política do café com leite”. Assim se desenvolveu mais fortemente o coronelismo, garantindo poder político regional às diversas elites locais do país. 2) Representou fortemente os ideais liberais na filosofia, na pedagogia, na literatura, e na política. Tendo certeza do poder da ciência, da cultura, e que a educação intelectual e a escola seriam os únicos caminhos para aperfeiçoar o homem e desenvolver o país.
3)O manifesto dos Pioneiros, divulgado em 1932, propunha a criação de um sistema nacional de ensino , foi escrito no governo Getúlio Vargas, elaborado por intelectuais com diferentes ideais, redigido por Fernando de Azevedo, mais 26 intelectuais , entre eles, Cecília Meireles, Afrânio Peixoto, Roquette Pinto, Anísio Teixeira, Hermes Lima.Foi o marco inaugural do projeto de renovação educacional.
4)
A) A educação, essencialmente pública.
Direito de cada indivíduo, obrigação do estado.
Escola única, direito de cada indivíduo.
A laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e coeducação.
B) Ofertando uma escola nova, sem limites de classe, mais humana, com função social, para todos os grupos sociais, todos podendo ter as mesmas chances de educação. Seu objetivo, desenvolver de maneira natural o ser humano em seu crescimento.
C) proposta dos pioneiros, que todos os professores, de todos os graus, sejam preparados em faculdades ou cursos normais incorporados a universidades.
Disponível a partir de:segunda, 21 outubro 2013,