Criptografia e Matemática
Introdução
A Criptografia e a Matemática são duas ciências que, à primeira vista, podem não parecer correlacionáveis, até porque uma trabalha com codificação de mensagens, normalmente alfabéticas, e outra trabalha maioritariamente com números, mas a verdade é que se nos focarmos nos métodos utilizados para realizar esta mesma codificação, é-nos possível entender como a Criptografia é em grande parte dependente da Matemática e das ferramentas que esta proporciona.
A Álgebra Linear é particularmente importante para a Criptografia, uma vez que o uso das matrizes é uma forma básica de codificar a informação, e como tal não é necessário o remetente ou o recetor da mesma terem grandes conhecimentos sobre encriptação de mensagens. Ainda assim, esta estratégia confere um bom grau de segurança aos dados visto que alguns dos elementos necessários para este método são apenas conhecidos pelos intervinientes.
Este trabalho faz uma análise simplificada do que é a Criptografia e quais os principais tipos de criptografia que existem, para que é utilizada, bem como uma tentativa de relação com a Matemática. Vamos procurar saber quais os recursos matemáticos que podem ser utilizados na Criptografia para facilitar todo o seu processo e, fundamentalmente, para tornar a codificação das mensagens mais eficaz e segura.
O que é a Criptografia?
A Criptografia é a ciência de escrever mensagens utilizando um determinado código secreto de modo a torná-las decifráveis apenas para o emissor e para o recetor. A arte de codificar mensagens já tem séculos de história, remontando aos tempos do império romano, sendo praticada maioritariamente por meio de livros e documentos, ou apenas pedaços de papel. Com o aparecimento da Internet tornou-se muito mais simples passar as mensagens através de cifras