História da educação
Campo Grande/MS
Maio/2012
Introdução
Este trabalho desenvolve a importância da História da Educação, nossas ações e pensamentos mudam no tempo a medida que enfrentamos problemas.
O pedagogo tem que conhecer a história da educação. Para ter uma base, melhorar o conhecimento e entender o porque das mudanças para que o seu fazer pedagógico seja consistente naquilo que esta ensinando. O educador consciente critico deve ser capaz de compreender sua atuação nos aspectos de continuidade surgindo novas técnicas e o professor tem que estar preparado para as mudanças e sempre saber oque acontece antes.
A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL A história ela nunca é idêntica em todos os tempos e nem em todos os lugares, ela existe por causa do tempo e das pessoas que a vivencia, sem isso não a temos. A cultura, a origem, a sociedade também influenciam a memória histórica. Cada geração assimila a herança cultural do passado e estabelece projetos de mudança, pois nem sempre o que foi bom ou que era certo no passado é bom ou correto para o presente. Com isso surgem às mudanças, e a história é o tempo todo reescrita. A cada dia surge um fato novo para acrescentarmos.
ARGUMENTOS
1. Para cultivar um saudável ceticismo.
Percebe-las no tempo é uma condição de sobrevivência de qualquer educador na sociedade pedagógica dos nossos dias. A história da educação pode ajudar a cultivar um saudável ceticismo mandado por métodos de modas de inflação e de reformas educativas .
2. Para compreender a lógica das identidades múltiplas.
A função do Historiador da Educação também compõe compreender a lógicas das (múltiplas identidades) na qual é definida as memórias, as tradições, crenças culturalizadas. Com o intuito de dar sentido ao trabalho educativo focando na história.
3. Para pensar os indivíduos como produtores de História.
O educador português acredita que o melhor lugar para os professores