História da educação
Disciplina: Didática e Planejamento Prof.: Neuza
Aluno: Betânia Ferreira
1-Por que a educação é um fenômeno e um processo social?
Porque os professores são parte do processo educativo, sendo muito importante para a formação das gerações e para os padrões da sociedade que buscamos. A educação como fenômeno social universal determinando o caráter existencial e essencial da mesma.
2. Explique o que significa: a educação em sentido mais amplo e a educação sentido restrito.
A educação que é representada de forma ampla tem como influência a inter-relações que converge para a formação de personalidade social e o caráter, é o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para outra. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida.
Em sentido restrito ou também pedagógico, a educação compreende todos aqueles processos, institucionalizados, que visam ensinar as crianças e aos jovens determinados conhecimentos e padrões de comportamento, a fim de garantir a continuidade de cultura na sociedade. O carácter institucional da educação se manifesta na sua forma mais concreta que é a escola.
3. Qual o significado “o ensino tem um caráter pedagógico”?
A educação escolar é um sistema de instrução com alto grau de organização, dando a importância para a democratização maior dos conhecimentos. A pedagogia investiga estas finalidades da educação na sociedade e a sua inserção na mesma.
4. Elabore um conceito pessoal para “educação”
A educação embora seja algo onde muitos acreditam começar na escola e que professores são os educadores oficiais no lugar dos pais é totalmente equívoca. A educação começa em casa com os genitores, com o complemento da escola através de seus docentes, que tornam responsáveis juntamente com os pais para a formação escolar e caráter social dos educandos.
Hoje em dia hoje