casos filosofia geral e juridica 1,2,3,4 e 5
Q1 –
A – A filosofia é importante para uma profunda reflexão de si próprio e da sociedade que nos cerca; tendo assim uma “iluminação das ideias” e pensamento e opinião critica sobre diversos assuntos que envolvem não só a sociedade mas um ponto de vista geral sobre tudo que existe.
B – Ele fundamenta, dizendo que hoje em dia as pessoas buscam uma avaliação valorada das coisas, sendo assim, necessita-se que a pessoa contemple todos os “lados” do conhecimento, ou seja, um ponto de vista filosófico ajuda a dissertar de forma mais específica e com mais senso critico sobre as coisas.
Q2 –
A – Sim, pois ele apresenta um ponto de vista critico e teórico em todas as dimensões do estudo da sociedade, um ponto de vista majoritariamente como o do direito.
B – “. O termo "acesso à justiça", tão propalado nos nossos dias, não diz nada além da possibilidade de acesso ao Poder Judiciário, no sentido do rompimento das barreiras que separam o cidadão da instituição destinada a proteger os seus interesses.”
FILOSOFIA JURIDICA E JUDICIARIA CASO 2
Q1
A- Trata-se de um ramo da filosofia que apresenta o direito como objeto da investigação e se estende para além da compreenção média do operador do direito para desvendar as conexões entre direito e moral, direito e politica, direito e justiça e que escapam da visão mediana do jurista.
B- Permite o conhecimento profundo do direito, pensar o direito nesse caminho, permite pensar a própria sociedade
FILOSOFIA GERAL E JURIDICA CASO 3
Q1
A – Platão era um critico da democracia, sendo assim , de acordo com o entendimento dele, quem deveria governar a polis(estado) eram os mais intelectualmente capazes(filósofos, estudiosos e intelectuas), somente os mais “espertos”.
B – De acordo com o passado pelo texto não, devido a visão platônica, determinar que, quem deve governar são os com maior capacidade mental, e a pessoa referida no texto, recebi criticas se ainda possui tal capacidade.
Q2