história da educação
Entre as atividades proposta pela disciplina Estágio I, ligada a observação e análise no contexto educacional, talvez a mais importante fosse às entrevistas com os alunos e as análises dela, por diversos motivos podemos justificar essa afirmação, porém, a principal delas seria considerarmos que os alunos é o produto final de todas essas discussões, as mais variadas relações no contexto educacional terão como o produto final o aluno. Nessa atividade foram feitas realizadas entrevistas com oito alunos, nelas foram coletadas informações exigidas no caderno de campo, nessa coleta de informação veremos perguntas que vão realçar a visão que tem os estudantes com relação à escola. O que vamos observar é uma serie de informações que será nosso material de avaliação nessa atividade. Primeiramente seria impossível não repara a resistência que os alunos têm em responder ao questionário por completo, além de se irritarem com perguntas que soam como semelhantes. Devido a todos esses percalços teremos que levar em conta nesta analise que boa parte das respostas obtidas aqui por esses alunos serão apenas resposta com o intuito deles de se livrar logo das series de perguntas que para eles soam como muito repetitivas sendo assim entendem como desnecessárias.
Porém isso não desvalida e nem diminui a importâncias dessas entrevistas, pois essa falta de interesse de responder as perguntas somadas com o descompromisso e falta de exatidão visível em suas analise das questões levantadas aponta uma realidade, e também será objeto de análise nessa atividade. Em fim, o que pode ser observado até aqui é a falta de interesse dos alunos com os temas que envolvem o contexto educacional. Sendo assim, como explicar esse desinteresse?
Talvez as respostas estejam ligadas a falta de relações que os alunos tem no seu contexto de convívio com as disciplinas lecionadas nas escolas ou com a forma que elas são expostas como pode ver