História da Educação
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – UAB/CEAD
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
2º SEMESTRE DE 2013/UAB IV
DISICPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR.: Julvan Moreira
TUTOR: Wagner (polo Barroso).
ALUNA: Ana Paula de Oliveira Campos
ATIDADE: RESUMO
A Educação é de vital relevância para a compreensão da formação cultural de uma sociedade, ela é parte integrante da História de um povo.
Assim, a divisão histórica nos períodos que aqui serão tratados, funciona como uma espécie de chave-mestra, que facilita a identificação da ação humana. Essas informações deixam marcada a importância de o educador compreender as questões sociais e políticas que permeiam a educação. É importante perceber que, em cada momento histórico, as questões da educação foram se constituindo de acordo com uma ideologia, com uma forma de pensamento que é específica em cada sociedade, em cada cultura.
Em 1500, o Brasil não passava de uma costa hostil para a Coroa Portuguesa e apesar disso, Portugal não queria perder a posse dessas terras para estrangeiros. Então, D.João III utilizou da estratégia das Capitanias Hereditárias. Essa forma administrativa tinha por estratégia colonizar o Brasil e evitar invasões estrangeiras.
Em 1549, aportaram aqui, o Padre Manoel de Nóbrega e dois outros Jesuítas, que iniciaram a catequese dos indígenas bem como a instrução dos filhos dos colonos e mestiços.
A principal missão jesuítica no Brasil era a conquista da cristandade e a disseminação de uma cultura de civilização. Sua preocupação, especialmente com os indígenas, era com a evangelização e conquista de almas. Contudo, isso acontecia de forma diferenciada para cada grupo, ou seja, os Jesuítas determinavam graus de instrução diferentes para os índios e para os filhos dos colonos brancos e mestiços. As mulheres e os filhos dos escravos não eram incluídos no plano de estudos da Companhia de Jesus.