História da educação
CURSO DE PEDAGOGIA – CAMPUS TUBARÃO
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I – SEMESTRE: 2012-1
PROFESSOR: CLOVIS KASSICK
ACADÊMICA(S): ELANE CRISTINA LUSTOSA MAZULO; LIDIANI MORGENROTH FONTANA BRENDDA CORREA FARIAS LAÍS ARAÚJO
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO JESUÍTICA.
1- Os jesuítas no Brasil:
– Objetivos: os objetivos dos jesuítas giravam em torno da pura religião, de início apareceu como uma “domesticação”, a fim de inserir na cabeça das pessoas toda a sua doutrina e crença. Logo, foi associada a uma educação mais elaborada, restrita aos filhos dos homens da elite.
– Escolas: a principio eles procuravam introduzir a religião, a catequese foi então o começo fundamentado do que seria uma escola futuramente. Depois de serem inseridos em uma nova sociedade cristã, os índios e os demais iniciavam a escola primária (ensina a ler e a escrever). Os jesuítas também usavam recursos artísticos como o canto e a música instrumental. Queriam que a escola fosse algo que atraísse os seus alunos, Aos alunos mais destacados era oferecido o “Ensino Médio” no qual se ensinava a gramática latina, o ensino profissional, agrícola e manufateiro. O objetivo desta forma mais eficaz de educação era de que os filhos dos brasileiros pudessem ter e produzir algo para sua própria nação.
– Métodos: o conteúdo da catequese era a doutrina cristã, que oferecida diariamente por meio de aulas e exemplos vivos tinha por objetivo traduzir lições de morais baseando-se em fatos reais. O estudo da gramática latina, já no Ensino Médio, visava somente preparar para as humanidades superiores. As normas das escolas jesuítas eram padronizadas.
– A quem era destinado: á todas as pessoas a catequese era primordial, inclusive aos índios que ficavam mais dóceis. O ensino jesuítico (escola primaria e Ensino Médio), interessava somente a uma minoria, aqueles