História da educação física e desporto - 18 questões
R: Os portos foram abertos, o alvará das manufaturas foi revogado e o pacto colonial foi rompido, isso significou para algumas pessoas a independência.
2)No período Joanino foram criadas algumas escolas superiores. Explique qual foi o critério de privilegiar essa escolha.
R: As escolas superiores foram criadas para atender as necessidades da época, até então só contavam com aulas régias do tempo de Pombal.
3)No império, desde cedo houve a intenção de criar um “sistema nacional de educação”. Explique por que não foi implantado.
R: A sistematização não foi implantada devido a interesses elitistas da monarquia.
4)Apesar de intenção inicial de valorizar o ensino elementar, esse projeto não se realizou. Analise as dificuldades alegadas e discuta quais foram as causas econômicas e sociais que prevaleceram para o abandono daquele projeto e a priorização das faculdades jurídicas.
R: A educação elementar não era prioridade apesar da grande maioria da população rural ser analfabeta. Isso acontecia porque o modelo econômico brasileiro sofreu alteração de agrária para comercial e mais para frente industrial.
5)Releia na primeira parte do capítulo, quais eram as características do ensino mútuo (ou monitorial) e explique como foi implantado no Brasil, qual era a intenção inicial e por que não se concretizou de fato.
R: O método foi implantado por decreto, com o objetivo de instruir o maior número de alunos com o menor gasto possível.
6) Considerando que no império foi distribuída por lei a responsabilidade dos três segmentos da educação, responda;
a) O que ficou a cargo da coroa e o que era incumbência das províncias?
R: À coroa ficou a função de promover e regulamentar o ensino superior e às províncias foram destinadas a escola elementar e a secundária.
b) Como essa divisão prejudicou