Ética contextual, ética relativa e ética dos valores
ÉTICA RELATIVA Afirma que não há uma base objetiva e universal sobre a qual se possa erguer um único sistema moral valido para todos os homens. A moral é fruto do padrão cultural vigente em cada sociedade. A ética é uma questão de ética assentada pelos grupos sociais para permitir um mínimo de ordem, direção e solidariedade. Nessa visão, a virtude estaria na tolerância em relação aos diferentes sistemas Moraes que, entre si convivem pacificamente.
ÉTICA DOS VALORES Constitui em uma inversão do que seria ética formal, pois na ética dos valores uma ação é boa se fundamentada em um valor. A noção de valor para os estudiosos dessa corrente passa a ser conceito ético essencial. Segundo Scheler e Nicolai Hartman, o valor vale por si, não é convencionado e os valores devem serconsiderados como realidades absolutas, independentes de suas relações com a realidade.
ÉTICA CONTEXTUAL A posição que declara que cada decisão moral relevante tem de ser tomada “a luz das circunstancias”. Na “aldeia global” que a era tecnológica gerou, os sistemas éticos existentes mostraram-se discrepantes ou insuficientes para acorrer às situações inusitadas com a multiplicação dos dilemas Moraes (guerra nuclear, aborto, contracepção, toxicomania, engenharia genética etc). Surgindo a necessidade de uma ética adequada aos novos tempos. A partir dos estudos de Brunner, Barth e Nygren, foi elaborado o conceito de que esta deveria ser independente de tudo o