evolução da atividade física
Índice de Figuras
Índice de Tabela
Índice de Gráficos
Introdução
Este trabalho efetuado para a disciplina de Educação Física, mais precisamente para o módulo 10 “Atividades Físicas/ Contextos e Saúde II”. O conteúdo deste trabalho é a Evolução da Atividade Física desde a Pré- História até aos dias de Hoje.
O homem e a sociedade são o resultado de um longo processo de evolução nos domínios biológico e social.
A atividade humana durante o longo período da pré-história dependia do ato físico, o homem para sobreviver dependia exclusivamente da força, velocidade e resistência. Uma característica especial que distinguia-os dos outros animais era que eram capazes de segurar objetos e provavelmente seriam os únicos que possuíam o polegar. A fim de garantir a preservação da vida e da espécie, o homem foi obrigado a confrontar-se com o meio para solucionar as necessidades básicas de alimentação e segurança.
No começo, quando ainda eram nômades, a caça e a pesca eram a base da sua economia, posteriormente, iniciaram-se num processo de sedentarização quando começaram a dominar técnicas cada vez mais rudimentares de agricultura e domesticação de animais. As respostas às situações decorrentes de condições externas (fuga, perseguição, caça, etc.) ou de condições internas (sede, fome, etc.) tiveram como suporte decisivo o movimento corporal.
Em todos estes momentos, era necessário o aprimoramento das habilidades físicas para a otimização de gestos e a construção de ferramentas que possibilitassem mais sucesso nas práticas de sobrevivência. Assim, para sobreviver em ambientes hostis, o homem desenvolveu uma grande variedade de movimentos e habilidades motoras (técnicas corporais): marcha, corrida, salto, ar remesso, batimento, etc. A medida em que o homem começa a entrar num estágio definitivo de sedentarização, levando ao surgimento de uma conceção desportiva, para as atividades que, até então, eram praticadas apenas por razões de