História da economia do brasil
Everton Nunes Silva
Historia da economia do Brasil
Uberaba 22/04/2012
Economia do Brasil
Três aspectos marcam hoje a economia brasileira: a redução da inflação a partir de julho de 1994, com a introdução do Plano Real; a abertura ao mercado internacional iniciada no governo Collor ; e as reformas de ordem econômica até agora implementadas no governo Fernando Henrique Cardoso e que serão implementadas pelo próximo governo, que na minha opinião será o de Lula do PT.
Abertura da economia – A abertura do mercado nacional à competição internacional está promovendo modificações profundas na estrutura produtiva do país. As empresas que produzem internamente enfrentam a concorrência dos produtos importados em quase todos os setores. A qualidade e, principalmente, os preços dos produtos nacionais procuram acompanhar os padrões do mercado mundial. Os consumidores brasileiros podem beneficiar-se desse processo: de maneira geral, passam a dispor de uma maior variedade de produtos com qualidade superior e a um preço menor. Por outro lado, as empresas passam por um período de bruscas mudanças. A competição com os importados implica necessidade de atualização tecnológica e racionalidade administrativa para obter ganhos de produtividade. O maior grau de mecanização dos processos produtivos e a busca de maior produtividade são responsáveis pelo grande número de demissões nas empresas, principalmente no setor industrial. Esse fenômeno é conhecido como desemprego tecnológico ou desemprego estrutural e é um dos principais problemas da economia brasileira na atualidade.
Plano Real – O Plano Real tem obtido grande sucesso na estabilização da economia. A taxa de inflação foi reduzida a níveis não observados desde 1957. A taxa acumulada de julho de 1994 a agosto de 1996 foi de 45%, enquanto a de junho de 1994, mês anterior ao plano, foi de 46,58%. Desde o início do Plano Real, a taxa média mensal foi de 1,43%. Em 1995, a inflação