História da contabilidade
A Contabilidade é utilizada com base nos fatos econômico e financeiros. Essa prática nada mais é do que a captura de dados do mercado mundial, análise dos mesmos e por fim constatar quais são seus efeitos dentro da Organização, para melhorias e até mesmo para prevenção de futuros problemas.
Na verdade antes de conhecermos a Contabilidade como ela é hoje, ela foi classificada como um sistema de escrituração e de método das partidas dobradas. Na época do Renascimento era usada pelos homens para se resolver problemas simples que surgiam no dia-a-dia.
À medida que foi havendo evolução dentro das Organizações a contabilidade foi se transformando aos poucos, passando a ser uma demonstração contábil mais simples e com um completo sistema de informações. O objetivo é transmitir de forma inteligente informações de espécie financeira e de natureza econômica, física e de produtividade social de vários grupos e usuários de informações. Esse propósito que é carregado em sua essência sempre é alcançado mostrando o custo/benefício em várias situações na maioria das vezes de forma favorável. Porém antes desse objetivo ser alcançado é preciso haver um processo de comunicação claro, onde os usuários percebam com facilidade a linguagem contábil que é transmitida. Para se entender de forma mais adequada e de fácil interpretação, existe um estudo sobre a Semiótica Contábil, que explica a teoria da comunicação, com resultados ótimos de interpretação.
O patrimônio é uma grande questão