História da Contabilidade
1. Conceito de contabilidade
A contabilidade tem como finalidade orientar o gestor da organização em relação à situação econômica. O empregador da contabilidade pode ser comparado ao jornalista, pois traz a informação aos gestores de uma determina organização para que possam ter uma visão ampla da situação em que se encontram.
A Contabilidade tem função de produzir relatórios referentes à situação da empresa. De forma semelhante, um jornalista relata os fatos cotidianos. Assim, pode ser feita uma analogia entre a função do contador e a do jornalista; afinal, ambos têm como missão relatar os fatos ocorridos. (ABREU, 2006, p. 3).
A contabilidade tem como objeto o patrimônio que é o conjunto de bens próprios, direitos da empresa e as obrigações com terceiros. Os bens e direitos fazem parte do ativo e as obrigações do passivo. Do patrimônio vem à definição de patrimônio liquido, ou seja, bens mais direitos menos obrigações é igual ao patrimônio liquido.
Os bens, para serem ativos, normalmente, são propriedade da empresa. O passivo é uma obrigação exigível, isto é, no momento em que a dívida vencer será exigida a sua liquidação. (LUDÍCIBUS E MARION, 2011, p.16 e 17).
O patrimônio é contabilizado em contas, onde se registra os fatos que aconteceram com determinado objeto. “Para controlar o patrimônio e fornecer informações úteis e confiáveis, a Contabilidade precisa registrar todos os fatos que ocorrem na entidade, utilizando-se de contas.” (VELTER E MISSAGIA, 2006, p. 106).
2. Necessidade da Contabilidade
Para um bom planejamento de uma empresa necessitasse saber a disposição de recursos disponíveis, também se faz preciso descobrir se os projetos antecessores tiveram resultados positivos ou negativos sobre a situação atual. “Vivemos um momento em que “se aplicar os recursos escassos disponíveis com máxima eficiência” tornou-se, dadas às dificuldades econômicas, uma tarefa nada fácil. “(LUDÍCIBUS E MARION, 2011, p.2)
A