História da Contabilidade
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. (IUDICIBUS, MARION, FARIAS, 2009)
Os primeiro sinais objetivos da existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta do ano 3.000 a.C, na civilização Sumério-Babilonênse e coincidiu com a invenção da escrita.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Arqueologia da Contabilidade
Período Mesolítico
Período mesolítico foi compreendido entre 10.000 e 5.000 a.C;
Foi marcado pelo aquecimento do clima da terra;
Se caracteriza por ser um período pré histórico; por ser antes da escrita;
Foram encontradas em sítios arqueológicos do Oriente Próximo materiais utilizados por civilizações pré históricas que caracterizaram um sistema contábil utilizado entre 8.000 e 3.000 a. C pequenas fichas de barros
Tábuas e fichas de barros
É possível falar de arqueologia da contabilidade, pois os vestígios encontrados de sistemas contábeis são produtos de estudos científicos de restos de culturas humanas derivadas de conhecimentos desenvolvidos em tempos pré históricos.
Essa nova fase do desenvolvimento do homem na terra, principalmente nas áreas