trabalho de filosofia
As pessoas se referem a política como a ação do estado e da organização institucional. Esse termo é utilizado para descrever a atividade parlamentar de um determinado político eleito, a ação dos partidos políticos, ou ainda para se referir ao ato de votar.
Também se emprega esse termo para expressar as situações em que a politica se manifesta, como a política econômica, sindical, ecológica, de igrejas e etc. A política não diz respeito apenas aos políticos, mas a todos os cidadãos. A palavra política vem do grego “polis” que significa cidade, a polis caracterizava-se como uma unidade de vida social e política, da qual os cidadãos participavam ativamente discutindo os problemas da cidade.
No decorrer da história, a definição de política mudou, assumindo diferentes sentidos, e hoje ela se apresenta como a arte de governar, atuar na vida pública e gerir assuntos de interesse comum, permeando todas as formas de relacionamento social como no trabalho, na escola, nas ruas, no lazer e até nas relações afetivas, como na família, onde somos orientados pela autoridade dos pais; na escola pela dedicação e autoridade dos professores, que ensinam e decidem sobre o nosso saber por meio de avaliações; no trabalho, os empregados se submetem a disciplina, horários e técnicas para aumentar a produtividade. Enfim, todas as situações que vivemos envolvem relações de poder que mantem a ordem social.
“O Poder consiste num conjunto de relações de força que indivíduos ou grupos sociais estabelecem entre si a partir de sua situação na sociedade”
Quando falamos em força pensamos logo na violência física. Mas nem sempre é assim, a força pode ser também a capacidade de estimular ou inibir ações, pelo lento processo de formação de nosso comportamento. Essa força consiste na autoridade e disciplina a que somos submetidos na família, escola, igrejas, e na sociedade em geral.
A concentração de riquezas, geram as relações sociais e políticas desiguais. A vida