História da colonização do Brasil
Nomes: Anna Nicoli, Helena Cristina, Juliana Ribeiro, Natalia Teixeira e Thalita Souza
Turma: SSM1
1. Você poderia citar algumas etnias nativas do território que hoje é chamado de Brasil?
Sim. Temos a nação tupi-guarani que é composta por quatro tribos, são elas: tupinambás, tupiniquins, termiminós e pataxós. Também temos a nação jê, composta pelos botocudos. E a nação dos macro-jês que são representados pelos goytacazes.
2. “Quais foram os níveis de conflito existentes entre o europeu português e os povos nativos no período da nossa colonização”?
Os níveis de conflito existentes entre o europeu português e os povos nativos no período da nossa colonização se dá em todos os níveis predominantemente no biótico, ecológico, econômico-social e étnico-cultural. Biótico - Seriam doenças trazidas pelos portugueses e essas eram mortais, porque os nativos eram puros e não possuía imunidade suficiente para combatê-las. Ecológico - Os territórios eram disputados, suas matas e riquezas. Econômico-social - Exploravam os nativos fazendo deles seus escravos, além de mercantilizar os produtos da terra. Étnico-cultural - Uma etnia nova surgia, pois os negros, portugueses e índios dividiam os mesmos espaços, suas línguas e costumes se unificaram e assim surgiu a miscigenação, onde se deu o nome de Brasileiro.
3. Disserte brevemente sobre as diferenças entre as visões de mundo das etnias tupi e lusitana.
Os Europeus (portugueses) no caso, os Lusitanos tinham uma visão de mundo diferente dos nativos (os tupis). Algumas diferenças são como, por exemplo, a questão Agrícola. No caso dos nativos em geral a mulher era responsável pela agricultura, já os Europeus quem trabalhava na agricultura era o homem. Pois os tupis, os homens trabalhavam caçando. Outra diferença é a religião, os Nativos adoravam elementos da Natureza, como a Lua, o Sol e os