História da China Antiga - Dinastias
Dinastia Shang é o registro mais antigo do passado da China, possivelmente no século XIII a.C., na forma de ossos ou carapaças de animais.
A China primitiva era muito complexa. Alguns acadêmicos sugerem que os xias e os shangs talvez fossem entidades políticas que co-existiram, da mesma maneira que os zhous foram contemporâneos dos shangs. Dinastia Zhou
Dinastia Zhou, inicialmente de caráter semi-feudal, nasceu no vale do rio Amarelo e terminou por invadir os shangs. Os zhous eram um povo que viviam a oeste dos shangs e seu chefe havia sido nomeado por estes últimos como "protetor ocidental". O chefe dos zhous, Rei Wu e o Duque de Zhou, derrotaram os shangs na batalha de Muye. Naquele período, o rei zhou invocou o conceito do "Mandato dos Céus" para legitimar o seu governo, uma idéia que influenciou quase todas as dinastias subseqüentes. Período das Primaveras e dos Outonos
Durante o chamado Período das Primaveras e dos Outonos, chefes militares locais empregados pelos zhous começaram a agir com autonomia e disputar a hegemonia. A situação agravou-se com a invasão de outros povos a partir de nordeste, como os qins (ou chins), o que forçou os zhous a mover sua capital a leste, para Luoyang. Isto marca a segunda grande fase da Dinastia Zhou: os zhous orientais. Este período viu surgir movimentos intelectuais e filosóficos influentes como o confucianismo, o taoísmo, o legalismo e o moísmo, parcialmente como reação às mudanças políticas da época.
Período dos reinos combatentes
A fase durante a qual estas poucas entidades políticas combateram umas contra as outras é conhecida como o Período dos Reinos Combatentes. A fase final deste período começou durante o reinado de Ying Zheng, rei de Qin. Após conseguir a unificação dos outros seis Estados e anexar outros territórios nos atuais Zhejiang, Fujian, Guangdong e Guangxi em 214 a.C., proclamou-se o primeiro Imperador (Qin Shi Huangdi).
Dinastia Qin
A Dinastia Qin é famosa